A chucha ou chupeta é um acessório que quase todas as mães preparam para a chegada do seu bebé. Mas com tanta oferta de chuchas, como saber que estou a escolher a melhor chucha para recém-nascido? Devemos ou não oferecer a chupeta ao bebé?
Com tanta discussão em torno do assunto, os especialistas dividem-se e há quem a defenda ou quem seja contra o seu uso. Cada bebé é um bebé e tal como nós, também têm as suas preferências. Se há bebés que não gostam de nenhuma, outros há que pegam em todas.
Para responder à questão “não existe uma resposta universal a esta questão até porque, em última análise, será o bebé a escolher a que prefere, mas geralmente a escolha deve ter dois aspetos principais em consideração: a forma e o material.” (Rodrigues, 2017)
Quanto aos formatos, as chuchas podem ser redondas – Também conhecidas como formato cereja, têm um formato totalmente esférico – ou ortodônticas/anatómicas – São as chupetas concebidas a pensar no desenvolvimento da dentição dos bebés e crianças.
Figura 1 – chuchas BIBS com tetina redonda de borracha
As chupetas ortodônticas, são por isso as chuchas que provocam menos danos ao nível dos dentes e as mais aconselhadas pelos especialistas. São as que melhor se assemelham ao mamilo materno.
As chupetas anatómicas têm um formato achatado, plano e simétrico. Têm como vantagem poderem ser usadas de ambos os lados. São igualmente recomendadas do ponto de vista da dentição.
Contudo, apesar das recomendações dos especialistas recaírem sobre os formatos ortodôntico e anatómico, os bebés podem preferir o formato de cereja, por ser mais “gordinha” – de acordo com a opinião do pediatra Hugo Rodrigues à revista Visão – a ser assim, devemos dar ao bebé aquela que for da sua preferência (Rodrigues, Chupeta – amiga ou inimiga?, 2017).
Quanto aos materiais, as chuchas são feitas de silicone, borracha ou latex. “Quer a borracha, quer o silicone, são elastómeros, mas o silicone é mais resistente ao calor e como tal menos degradável nos processos de esterilização. Já o látex, sendo mais mole, é o que se assemelha mais à textura do mamilo materno. Mas é seguramente o menos resistente. (Martins, 2020).
Quanto à questão de dar ou não a chupeta ao bebé, a comunidade científica aconselha que tal seja feito após a amamentação estar completamente estabelecida. Isto porque a sucção que o bebé faz na chucha é de prazer e satisfação, enquanto que a sucção feita na amamentação envolve o instinto natural de sobrevivência e alimentação.
Para que o bebé não confunda as duas, deve oferecer-se a chucha após o período de estabelecimento da amamentação, até para que não a prejudique, o que ocorre por volta das quatro semanas.
Ainda de acordo com a opinião do pediatra Hugo Rodrigues, existem vantagens em oferecer a chucha ao bebé, uma vez que “É um ótimo calmante.”, “Torna menos provável que o bebé mame nos dedos.” e ainda “Parece ser um fator protetor de morte súbita.”. (Rodrigues, 2017)
Para escolher a melhor chucha, a pediatra Joana Martins aconselha “O ideal é serem constituídas por ma peça única, sem juntas, para ser mais fácil higienizar. (…) Recomendo obviamente as tetinas anatómicas, com uma haste espalmada, ao invés de redonda, porque garante que os miúdos consigam fechar melhor a boca com a chucha posta. A aba deverá ser pequena, indentada para não obstruir o nariz e de preferência com buracos de ventilação, para deixar secar a baba em torno da boca.” (Martins, 2020)
Já o pediatra Hugo Rodrigues indica que “De um modo geral, a opção deva recair por uma chupeta ortodôntica (ou anatómica), sempre que possível. Este tipo de chupetas é mais achatado e acaba por deformar menos os dentes, o que é uma grande vantagem.” (Rodrigues, 2017)
O pediatra Hugo Rodrigues acrescenta ainda “Não há consenso sobre o melhor tipo de chupeta, pelo que eu acho que a mais adequada é aquela a que o bebé se adaptar melhor.” (Rodrigues, 2011).
Bibliografia
Martins, J. (07 de 01 de 2020). Tudo o que precisa saber sobre chuchas. Obtido de Pediatra Joana Martins: https://www.pediatrajoanamartins.com/post/tudo-o-que-precisa-saber-sobre-chuchas
Rodrigues, H. (25 de 11 de 2011). Os bebés devem usar chupeta? Obtido de Pediatria para Todos: https://pediatriaparatodos.com/2011/10/25/os-bebes-devem-usar-chupeta/
Rodrigues, H. (01 de 06 de 2017). Chupeta – amiga ou inimiga? Obtido de VISÃO: https://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2017-06-01-Chupeta--amiga-ou-inimiga-/