Fraldas Reutilizáveis - e agora? FAQs

Uma fralda descartável demora 500 anos a decompor-se! Imaginam quantas fraldas vão para o aterro todos os dias? São imensas! Além disso, as fraldas descartáveis contêm substâncias nocivas para a pele dos bebés e são ainda um investimento gigante todos os meses, investimento esse que acaba literalmente no lixo. Mas há alternativas!

As fraldas reutilizáveis têm vindo a ganhar cada mais terreno e conquistado os pais e bebés. São muito suaves com a pele e o seu investimento é muito abaixo do necessário para fraldas descartáveis. Além disso, elas podem passar de filho para filho e até existe um mercado de fraldas reutilizáveis em segunda mão por explorar, pelo que sem dúvida terás sempre um retorno do valor investido.

Muitos pais desconhecem que existe alternativa, outros não sabem por onde começar! Para vos ajudar neste sentido, convidámos a @fraldasda_te para responder às principais perguntas que te estás a fazer neste momento. Além deste post, aconselho que visitem o instagram dela, pois dicas não faltam por lá!

 Vamos comerçar? 😜

 

O que são fraldas reutilizáveis?

Já lá vai o tempo em que se usavam apenas turcos, musselinas, alfinetes de dama e capas de plástico, que com o tempo ficam rijas e inutilizáveis. As planas/musselinas continuam a ser usadas, mas hoje em dia temos os snappies, sacos impermeáveis, uma vasta gama de absorventes, materiais, sistemas de fraldas e claro, padrões lindos de morrer!

Como o nome indica, as fraldas reutilizáveis são fraldas que podemos usar e abusar, passar para outros rabinhos, enquanto diminuímos o nosso impacto ambiental e cuidamos da pele dos nossos bebés!

 

Por onde começar?

Estudar a lição ajuda! Mas é sempre bom fazê-lo em conjunto com quem sabe. Por isso gosto sempre de recomendar que façam workshops de fraldas reutilizáveis, ou que falem com os especialistas do grupo do Facebook geral das Fraldas Reutilizáveis. Do meu lado estou sempre disponível para ajudar!

E claro, mãos na massa! Sem medos, arrisquem, experimentem e testem, ao vosso ritmo e sem pressões. Não tem de ser tudo ou nada.

 

Quantas fraldas reutilizáveis vou precisar?

O mínimo recomendado são 24 fraldas reutilizáveis. Para mim o ideal são essas 24 mudas + as mudas extra para a noite (cerca de 5/6). Um total de 30 fraldas seria o que recomendo para vos dar alguma margem para os dias que demoram mais a secar, ou em que há mais acidentes com xixis ou cocós inesperados.

É sempre bom contar com um cesto aberto para colocar as fraldas e 1/2 sacos impermeáveis para as saídas.

 

Bom… e podem usar também toalhitas reutilizáveis 😀

 

Que tipos de fraldas existem?

Quando começamos parece que os nomes nunca mais acabam: fraldas de bolso, all in two, all in one, ajustadas, pré-dobradas, planasTamanho único, recém-nascido? AFF! Que confusão!! Calma, não desesperem! É muito mais simples do que parece!

Fraldas de tamanho único – Fraldas que servem sensivelmente desde os 4/5 Kg até aos 15Kg (que coincide com a idade do desfralde).

Fraldas de recém-nascido – São mais pequenas que as anteriores e ajustam melhor ao corpo pequenino do bebés que acabam de nascer (algumas até se adequam a prematuros).

Sobre os sistemas, aqui na loja podem encontra fraldas de bolso. Como o nome indica, são fraldas que têm uma parte impermeável e um bolso onde podem colocar os absorventes. São fraldas que podem ser reforçadas com facilidade e secam muito rápido.

E têm também as fraldas all-in-one ou tudo-em-um. São fraldas cujos absorventes estão presos à parte impermeável. Podem ser reforçados também, mas demoram mais tempo a secar. A principal vantagem é que estão montadas a prontas a usar.

E as musselinas! Versáteis e que nunca passam de moda! Basta fazer as dobras certas e até ficam com uma óptima opção de noite. Basta prender com um snappi e pôr uma capa! Secam rápido e adaptam-se totalmente à fisionomia de cada bebé e ainda podem ser usadas como absorventes ou reforço noutras fraldas.

 

OK… Isto é tudo muito giro, mas dá ou não muito trabalho?

A mim resposta honesta é nim! Seria hipócrita dizer que não dá trabalho nenhum, mas também não é justo dizer que perco 50h por semana a cuidar de fraldas sujas, porque não é verdade. Vejo as fraldas como outra peça de roupa que tem que ser lavada e dobrada. Isso facilita no processo de mentalização.

E a vantagem? O trabalho de lavar fica para a máquina da roupa! Por isso é só pôr no cesto em vez de colocar no lixo e na máquina em vez de colocar num aterro onde vão habitar por cerca de 500 anos após a sua breve utilização de 2h/3h.

Quando bem encaixada na rotina e dinâmica, não dá trabalho nenhum. Por aqui vamos fazendo as tarefas a dois, mais que não seja na companhia um do outro e isso já ajuda imenso!

Desse lado, já usam fraldas reutilizáveis? Que dicas deixariam a quem quer começar? O que foi mais difícil no processo? Conta-nos tudo nos comentários ou deixa uma sugestão do que achas que deveria ser o próximo post! 😜🤞

Podem também ler o nosso artigo:

3 motivos que te vão levar a usar fraldas reutilizáveis.

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Atenção: O conteúdo deste blog é exclusivamente informativo e de entretenimento, não constituindo um parecer médico, de saúde ou de segurança. Aconselhe-se sempre com um profissional devidamente qualificado.

1 de 3