Com a chegada do Verão vem também a preocupação dos pais em proteger os seus filhos da radiação solar, pois nesta altura as crianças passam mais tempo no exterior e expostas a maior risco.
É importante proteger as crianças do sol usando protetor solar, chapéu e t-shirt e evitar as horas de pico de calor. Mas e quanto à visão? Que cuidados devemos adotar?
“A exposição a radiação solar a longo prazo está ligada a um aumento do risco de patologia degenerativa e neoplasias da pele, conjuntiva, córnea, retina e alguns tipos de catarata.” (Noronha, 2020)
Na verdade, os nossos olhos são 20 vezes mais sensíveis que a nossa pele. No caso das crianças, por ainda não terem os olhos totalmente desenvolvidos, estes absorvem maior radiação solar e estão deste modo mais expostos aos perigos do sol.
O seu cristalino é praticamente transparente, o que facilita a transmissão de radiação solar.
“Considera-se que a radiação solar (não apenas na área dos UV) contribui para o desenvolvimento de patologia relacionada com o envelhecimento ocular e que ocorre no adulto ou idoso – predominantemente catarata e doença degenerativa da retina.” (Brito, 2014)
Como proteger os olhos das crianças?
Para proteger os olhos das crianças da exposição solar é importante usar um chapéu de abas largas e evitar a exposição direta ao sol nas horas de maior calor. É igualmente importante usar óculos de sol em crianças e bebés.
Os óculos de sol consideram-se obrigatórios em situações em que a criança já tenha uma patologia ocular:
“As crianças que se encontram em maior risco de exposição são as que apresentam patologia da retina (p.e. retinopatia pigmentar), albinismo, aniridia, as que foram operadas a catarata (nas quais a proteção conferida pelo cristalino não existe), e as que fazem tratamentos que aumentem a fotossensibilidade (p.e. tetraciclinas).” (Noronha, 2020).
Nas crianças sem riscos oculares é importante a prevenção, isto é, usar óculos de sol em atividades no exterior, durante a exposição solar (praia, piscina ou passeios).
É também importante referir que não existe uma idade mínima para o uso dos óculos de sol, sendo que se verifica que os bebés tendem a demonstrar maior resistência ao seu uso. Qualquer criança ou bebé pode usar óculos de sol, desde que sejam adequados ao seu tamanho e com proteção UV.
Como escolher óculos de sol de criança? Como escolher óculos de sol para bebés?
Para escolher os óculos de sol das crianças e bebés devemos detetar a presença do símbolo CE, o que significa que o fabricante obedeceu à norma EN ISO 12312-2:2015. Além disto, os óculos deverão ter proteção UV a 100%.
Todos os óculos que encontram no nosso site têm certificação CE, e proteção UV a 100%:
Para concluir:
“A resposta é claramente sim. Os óculos de sol cumprem simultaneamente duas funções: reduzir o excesso de luz que entra nos olhos, em condições de grande luminosidade (proporcionando maior conforto ao diminuir o encandeamento e melhorar o contraste), e, simultaneamente, impedir a entrada de radiação ultravioleta.” (Vale, s.d.)
Bibliografia
Brito, C. (04 de 06 de 2014). O meu filho deve usar óculos de sol? Obtido de Cuf: https://www.cuf.pt/mais-saude/o-meu-filho-deve-usar-oculos-de-sol
Noronha, N. d. (17 de 07 de 2020). O meu filho deve usar óculos de sol? Médica tira todas as teimas. Obtido de Sapo Lifestyle: https://lifestyle.sapo.pt/familia/noticias-familia/artigos/o-meu-filho-deve-usar-oculos-de-sol-medica-tira-todas-as-teimas
Vale, D. P. (s.d.). AS CRIANÇAS DEVEM USAR ÓCULOS DE SOL? Obtido de Casa da Saúde da Bela Vista: https://www.csaudeboavista.com/as-criancas-devem-usar-oculos-de-sol/