O termo baby-led-weaning (BLW) é uma abordagem de introdução alimentar complementar que significa “desmame guiado pelo bebé”.
O próprio bebé dá sinais de estar preparado para conhecer e adicionar novos alimentos à sua alimentação, o que por norma acontece entre os 6 e os 9 meses.
No BLW é o próprio bebé que demonstra sinais de prontidão e os alimentos são introduzidos de forma respeitosa e ao seu ritmo.
BLW: quando começar?
O bebé estará pronto para iniciar o método baby-led-weaning (BLW) quando:
- Se sentar com apoio;
- Segurar o pescoço;
- Tiver coordenação olhos-mão-boca;
- Tiver reflexo de protusão da língua diminuído (empurrar a comida com a língua para fora da boca);
- Demonstrar interesse nos alimentos.
No baby-led-weaning (BLW) os alimentos são oferecidos sólidos, com cortes e texturas específicas e adequadas à etapa de desenvolvimento em que o bebé se encontre.
Os alimentos são colocados à disposição do bebé e deverá ser apenas este a colocar a comida na sua própria boca.
O bebé tem assim um papel de controlo em todo o processo, uma vez que será o bebé a escolher o que come, as quantidades que come e a velocidade em que come.
O método de introdução alimentar baby-led-weaning (BLW) sugere que as refeições sejam um momento de partilha e convívio familiar em que todos comem ao mesmo tempo, no mesmo espaço e a mesma refeição.
Baby-led-weaning: quais as vantagens?
- O bebé consegue diferenciar os sabores dos alimentos e distinguir frutos, legumes, carne e peixe;
- Promove a mastigação, contribuindo para o desenvolvimento do bebé;
- O bebé tem uma experiência sensorial única ao explorar os alimentos com as suas próprias mãos – sabor, aspeto, cheiro e textura;
- Promove a independência uma vez que o bebé tem um papel de controlo em todo processo;
- O bebé aprende desde cedo a autorregular-se, pois come sozinho e controla as quantidades que come, descobrindo por si só a estar saciado.
BLW: melhores utensílios para introdução alimentar?
- Pratos com divisórias para colocar separar os alimentos;
- Talheres com pontas arredondadas e maleáveis;
- Colher numnum para papas e purés;
- Copos de água;
- Babetes com mangas ou em silicone.
O BLW tem como base a autonomia, respeito e confiança e auto-regulação. Autonomia que é dada ao bebé durante todo o processo de introdução alimentar, respeito pelas necessidades e escolhas do bebé e por fim a auto-regulação – que dá ao bebé uma competência muito importante desde muito cedo.
O bebé aprende a saciar-se de acordo com as suas próprias necessidades, promovendo uma boa relação com os alimentos e prevenindo a obesidade.
Bibliografia
Pereira, M. (2020). O Bebé Sabe. Chá das Cinco.