A bicicleta de equilíbrio é uma bicicleta como as outras. Com uma diferença: não tem pedais! Não tem pedais? Como assim?
É uma bicicleta desenvolvida para crianças pequenas entre os 2,5/3 até aos 5 anos. A bicicleta de equilíbrio é a melhor maneira de iniciar as crianças no mundo do ciclismo. Tal como o nome indica, esta foca-se na aprendizagem do equilíbrio, que por si só é a competência mais difícil de aprender quando iniciamos as nossas primeiras tentativas de andar de bicicleta.
Esta nova bicicleta tem tido resultados bastante positivos. Ao dispensar rodinhas, a bicicleta de equilíbrio permite andar em vários tipos de terreno, garante uma maior segurança às crianças, permite manter os pés no chão tanto parados como durante a marcha e desenvolve a coordenação motora necessária para a prática do ciclismo. Consegue ainda desenvolver a segunda competência mais difícil de adquirir - mudar de direção da maneira correta.
Com as bicicletas de equilíbrio as crianças começam a perceber como mudar de direção intuitivamente. O mesmo não sucede nas bicicletas de rodinhas. Nestas últimas, apenas é necessário virar o volante para mudar de direção e não é preciso inclinação do corpo. Quando passamos para as bicicletas com pedais vamos precisar tanto do equilíbrio como de nos inclinar quando estamos em movimento para mudar de direção. Estas competências são bem mais difíceis de adquirir do que pedalar.
Então porque é que não compro logo uma bicicleta com pedais?
Porque as bicicletas de equilíbrio permitem começar mais cedo. Podem começar a adquirir a partir dos dois anos e meio/três a competência mais importante para andar de bicicleta: o equilíbrio. Estas novas bicicletas permitem que a criança tenha os dois pés no chão e não nos pedais, o que lhes dá mais confiança e tranquilidade para aprender a equilibrarem-se. Devemos sempre ter em atenção a altura do selim. É muito importante que a criança que esteja a pilotar a bicicleta consiga estar com os dois pés bem apoiados no chão, pois isto permitirá impulsionar a bicicleta mesmo estando confortavelmente sentada no selim. As pernas devem ficar semi fletidas, sem ficarem curvadas demais.
Ao começarem pelas bicicletas tradicionais, o movimento de subir e descer dos pedais faz com que a criança faça peso de um dos lados, o que dificulta em muito o seu equilíbrio. Também o processo de colocar o pé e fazer força para começar a marcha faz com que a bicicleta se incline para esse lado, processo este que se torna bastante complicado para quem ainda não domina o equilíbrio.
Assim, podemos dizer que a bicicleta de equilíbrio é ótima para a iniciação. A aprendizagem e prática obtida, vão ser as bases de transição para a bicicleta de pedais, transição essa que será muito mais fácil e intuitiva.
Apesar de ser melhor em muitos sentidos do que a bicicleta convencional de rodinhas, não se esqueça da utilização de capacete, sendo esta a proteção mais importante, mas também a supervisão e apoio nas suas voltas.
Bibliografia
Amaral, A. (24 de 11 de 18). Você conhece a bicicleta de equilíbrio? Saiba tudo sobre ela! Obtido de Até onde deu para ir de bicicleta: https://ateondedeuprairdebicicleta.com.br/bicicleta-de-equilibrio/
Gustavo. (11 de 10 de 19). Como funcionam e quais as vantagens das bikes infantis sem pedal e rodinhas. Obtido de CYCLIA:BIKE: https://conteudo.cyclia.bike/artigos/6-dicas-sobre-bicicletas-de-equilibrio-para-criancas/